Como ir de férias SEM preocupações

Gostava muito de ser dona dos conhecimentos que vou partilhar com vocês há muito mais tempo, acho que já tinha poupado anos de vida graças ao stress.

Todos nós adoramos ir de férias, trabalhamos o ano inteiro à espera do momento em que vamos para algum lado sem preocupações (supostamente), mas na realidade, há outro tipo de preocupações. Não há espaço para meter a roupa na mala, as pousadas já não aceitam reservas, no trabalho o calendário de férias foi alterado e os planos já ficaram um pouco estragados porque nada foi nas datas previstas, enfim, por aí em diante.

Após cometer alguns erros no planeamento de férias, aprendi com os meus erros e venho então com algumas sugestões para não terem de passar pelo mesmo que eu passei! Acho que venho a mesmo a tempo, dado que acabámos de entrar no mês de Agosto e talvez ainda consiga salvar algumas de vocês.

  1. PLANEAMENTO DAS FÉRIAS

Decidam com o máximo de antecedência para onde querem ir e porquê! O porquê de quererem ir de férias para um sitio é mesmo importante porque vai fazer com que essas férias valham a pena. Não vale a pena escolherem um destino se não há nada que vos cative, não vale a pena irem só porque alguém vos disse que era muito giro. Pesquisem, saibam para onde vão e o que essas férias vos podem proporcionar e aí sim, tomem a decisão final.

912110fffb4a9fdbac4707c59fd564de

Quando planeiam ir para algum lado, o destino é apenas o início das coisas que têm pela frente para decidir. Outro pormenor que para mim é importantíssimo é decidirem quanto dinheiro vão gastar e levarem apenas uns trocos a mais do que o planeado (não para gastar, apenas para imprevistos). Aquela sensação de se ter gasto muito mais do que o suposto é terrível porque provavelmente o dinheiro foi gasto em coisas ridículas, por exemplo, a comprar qualquer coisa a um vendedor que vos deu a volta.

Para terem noção do dinheiro que vão necessitar, têm primeiro de fazer um roteiro da viagem, mesmo que seja daqui ao Algarve. Decidam antecipadamente quantas vezes vão jantar fora, quantas vezes vão fazer refeições em casa, que atrações vão visitar, etc. Obviamente que não vão fazer da vossa viagem uma coisa robótica, apetecer-vos ir jantar a um restaurante que não conheciam e não irem porque era o dia de jantar por casa. Não estou a dizer que tem de ser assim, até porque, lá está, existem situações de última hora e na minha opinião, não há regras quando se está de férias mas se também não for tudo uma balbúrdia, há muitos gastos desnecessários que podem ser evitados.

2. NÃO FAZER A MALA UM DIA ANTES

Por favor não façam a mala um dia ou umas horas antes da partida. Vão levar coisas que não precisam e esquecer-se de coisas que precisam. Comecem a fazer a lista no mínimo com duas semanas de antecedência porque acreditem que não se vão lembrar de tudo quando pegarem pela primeira vez na folha. Quando eu começo a fazer uma lista, no próprio dia da viagem ainda estou a acrescentar coisas que tenho de colocar na mala. É quase impossível lembrarmo-nos de tudo de uma vez.

Não sei se sou só eu que tenho esta sensação, mas fazer a mala com antecedência é um tópico importante porque se nos esquecermos de algo que queríamos mesmo levar, é o suficiente para quando dermos pela falta dessa coisa, a nossa disposição durante as férias ser completamente diferente. É estúpido, o universo às vezes não faz sentido, mas se eu me esquecesse do meu esticador de cabelo acho que o meu humor já não estaria a 100%.

Nas minhas últimas férias, consegui não me esquecer de nada e foi maravilhoso precisar de alguma coisa e essa coisa estar na mala que eu levei. Vocês vão evitar stress e isto complementa o tópico anterior porque se não se esquecerem de nada importante, é meio caminho andado para não terem gastos desnecessários. O meu namorado, por exemplo, esqueceu-se de levar o corta-unhas e acabou por comprar um nas nossas férias. Contornem exemplos como este e previnam-se.

Deixo-vos esta “CHECKLIST” que vi no Pinterest e adorei.

a7721ec62a511566115f712a282527db

3. LARGUEM AS REDES SOCIAIS

Largarem as redes sociais é o último tópico mas não menos importante, de todo. Já toda a gente sabe que foram de férias, que estão na piscina, na praia, na neve, a divertirem-se imenso, etc. Mas não têm de provar isso a ninguém sim? Tirem as vossas fotografias, se quiserem, partilhem algumas delas mas não passem o tempo das vossas férias a exporem-se nas redes sociais porque sinceramente, ninguém quer saber.

Quando fazemos vídeos para o snapchat ou para o instagram, praticamente ninguém vê os vídeos até ao fim. As pessoas olham e pensam “olha aquela está de férias” mas não vos dão essa atenção que vocês imaginam. Não percam tempo a mostrarem coisas aos outros porque as melhores coisas da vida são offline, aproveitem apenas a viagem para tirarem tempo para vocês, para a família, para o namorado ou para os amigos. Estar ausente do mundo é brutal, sou viciada em telemóvel (como a maioria) mas consigo tirar o meu tempo e esse tempo sem a internet não tem preço.

Evitem o stress da vossa fotografia nas Bahamas não ter os “likes” que esperavam que iam ter só porque estão nas Bahamas. Lá está, ninguém quer saber…

Espero que as vossas próximas férias sejam espetaculares e que as vossas únicas preocupações sejam se vão comer sushi ou hambúrgueres! 😉

551ee6ba4fd8c3180a99168527054e40

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s